Seja bem vindo
Praia Grande,30/04/2024

  • A +
  • A -

Graziella Diaz Sterque

Na semana da mulher, a Câmara Municipal da Estância Balneária de Praia Grande, homenageia mulheres da cidade com o diploma que leva seu nome

Fonte: Cláudio Sterque
Graziella Diaz Sterque Arquivo Familiar

Graziella Diaz Sterque nasceu em Belém do Pará em 1928.

Contadora por formação e muito jovem, presta concurso público e aceita dar aulas na comunidade ribeirinha de Terra Roxa, onde teria que guiar a própria canoa todos os dias. Por essa bravura recebe o título de "Professora do Ano" do Governo do Estado do Pará.

No início dos anos de 1950, Graziella se casa com o militar Elson Sterque e se muda para São Paulo. Já na capital paulista, Graziella e Elson montam uma loja de armarinhos e uma indústria de graxas, até que em meados dos anos 1960 resolvem criar os 6 filhos no litoral e mudam-se para a pequena Praia Grande, antes da emancipação.

A pequena Praia Grande não contava com 10 mil habitantes, e Graziella inquieta percebe que a cidade não possuía nenhum equipamento ou nem mesmo atividades culturais. Assim ela reúne os poucos artistas e funda a "Casa do Poeta".

Tendo trazido sua coleção de peças indígenas, Graziella monta o primeiro museu da cidade e realiza diversas exposições, contendo também obras de arte da comunidade local.

A Professora Graziella abre as portas de sua casa e o acesso a sua biblioteca particular, a única que havia na cidade, onde ensinava e ajuda os estudantes nas pesquisas.

Graziella monta o primeiro salão de artes plásticas e ajuda na formação da primeira biblioteca oficial do município, ocasião em que também passa a ser correspondente da Folha de São Paulo na cidade e edita a Revista Informativo Cultural, o que fez por longos 30 anos e foi referência em pesquisas da história de Praia Grande.

Em 1975 ganha o concurso Estadual sobre a história de Praia Grande. No mesmo período é convidada e aceita ser professora da Universidade Santa Cecília (UNISANTA).

Graziella também é convidada a colaborar com a Administração Municipal, assumindo a Casa da Cultura, embrião do atual Centro Cultural Palácio das Artes, e ali criou a Gibiteca e a Hemeroteca. Também aglutinou artistas da cidade envolvidos em diversas modalidades.

A Professora ganhou 8 prêmios por poesias e contos. Todos os anos ela é homenageada na Câmara Municipal por decreto lei, no Dia Internacional da Mulher por ser referência da mulher na cidade. Também é homenageada no Palácio das Artes, onde o Foyer do Teatro recebeu seu nome. 

Graziella faleceu em 2003 deixando seu esposo e seis filhos.

Todos os anos, na semana da mulher, a Câmara Municipal da Estância Balneária de Praia Grande, homenageia mulheres da cidade com o diploma que leva seu nome, o "Diploma Professora Graziella Diaz Sterque".





COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login